PROJETOS

Memória do Jornalismo Brasileiro (2006 - 2024)
Memória do Jornalismo Brasileiro é um projeto de extensão da ECO/UFRJ, que se propõe a contribuir para a formação de um quadro de pesquisadores no campo da história da mídia. Tem como objetivo proporcionar uma integração dos alunos da graduação e da pós-graduação com a atividade de pesquisa e estimular o desenvolvimento de projetos em torno da dimensão histórica da comunicação. Uma de suas ações mais importantes é a montagem de um arquivo de história oral, com entrevistas realizadas com profissionais que atuaram e atuam em órgãos da imprensa brasileira. Ou seja, seu principal foco é a produção de depoimentos de diferentes profissionais sobre fatos e processos considerados importantes para o entendimento da dinâmica histórica dos meios de comunicação jornalísticos.
Equipe: Ana Paula Goulart Ribeiro (coordenadora), Vinícius Ferreira (coordenador), Rachel Bertol (UFF), Patrícia D'Abreu (UFES), Itala Maduel (PUC-Rio)

OBITEL Rio
É uma seção do OBITEL Nacional (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva), sob a coordenação geral da professora Immacolata Vassallo de Lopes.
O observatório publica um estudo anual da indústria ibero-americana e visa promover a formação de pesquisadores, produtores e criadores da área de ficção televisiva.
-
Pantanal e o mercado da nostalgia: atualidade e atualização de questões sociais na ficção seriada brasileira. (2022 - 2024)
-
Reprises e cultura da nostalgia em tempos de Covid-19: inovação e repetição na teledramaturgia da Globo (2020 - 2021)
-
Mundos ficcionais e representação da política: a ditadura militar nas séries da TV Globo (2018 - 2019)
-
#meuladojoaquina: convocações do feminino e narrativas autobiográficas na cultura participativa (2016 - 2017)
-
Mímese, paródia e dialogismo na cultura transmídia: os memes de telenovelas nas redes sociais no Brasil (2012 - 2014)
Equipe: Ana Paula Goulart Ribeiro (coordenadora), Igor Sacramento (vice-coordenador), Patrícia D'Abreu (UFES), Juliana Tillmann (UFRJ), Thiago Guimarães (UFRJ), Rhayller Peixoto (UFRJ), Marina Reginato (UFRJ), Gabriela Pereira da Silva (UFRJ), Gabriela Dias (UFRJ), Miranda Perozini (UFRJ), Ana Carolina Talavera (UFRJ) e Regina Varella (UFES).